Intrudução sobre o Método Suzuki

O método Suzuki (também chamado de Educação do Talento ou Método da língua-mãe) é uma filosofia educacional que acredita que com base nos dados da aquisição universal de linguagem, que todas as pessoas podem (e vão) aprender com seu ambiente. Assim, os componentes essenciais do método surgem do desejo de criar um “ambiente ideal” para aprender música (que ele acreditava que este ambiente positivo ajudaria também a fomentar um excelente personagem em cada estudante).Estes componentes incluem:

· Saturação musical na comunidade, incluindo a participação em shows locais, à exposição à música e amizade com outros alunos, e ouvindo música executada por "artistas" (músicos profissionais de alto calibre) em casa todos os dias.

· Evitar provas ou audições musicais para as crianças que os querem estudar música. Pois para Suzuki, os professores que realizam esses testes, ou os que olham somente aos alunos talentosos, estão limitando-se a buscar crianças que já tenha tido uma iniciação musical. Suzuki espera cada criança deve ser capaz de aprender a tocar música bem, quando forem rodeadas com um ambiente musical desde a infância (ou até antes do nascimento).

· Ênfase na iniciação dos estudos a partir de uma idade muito jovem, por vezes o início dos estudos se da entre os três e cinco anos de idade.

O Método Suzuki foi inicialmente pensado para o aprendizado de violino, porem ele foi adaptado para outros instrumentos como: Piano, Violão, Flauta doce, Flauta Transversa, Harpa, Canto, Viola, Contrabaixo e alguns outros.

O uso de gravações também é muito importante no aprendizado da música nessa filosofia, pois Suzuki pensava que: já que uma criança ouvia primeiro a sua língua depois falava e após isso ela aprenderia a ler e a escrevê-la, esse processo deveria se repetir na música.

Fonte wikipedia.org

Tradução: Moabe Vettore